Dor Orofacial

A dor orofacial é uma dor na região da cabeça, na face, pescoço, boca ou mandíbula. Seja qual for a localização, a explicação para esse desconforto pode ser algo simples, como uma cárie, ou a causa pode ser mais difícil de identificar. Tratamentos caseiros, medicamentos e intervenções odontológicas ou cirúrgicas podem ajudar, dependendo da causa da dor.

Os problemas dentários são responsáveis por mais de 95% dos casos de dor orofacial. A segunda causa mais comum é a disfunção temporomandibular (DTM), seguida por uma longa lista de outros problemas na região orofacial. Os problemas dentários que podem estar por trás dessa dor incluem cárie, abscessos dentários, doença periodontal, inflamação da polpa do dente e hipersensibilidade dentinária. DTM é um termo geral que abrange uma variedade de distúrbios da articulação temporomandibular.

Por ser uma estrutura complexa, às vezes, os músculos e a estrutura das articulações desenvolvem distúrbios que causam desconforto e dor. Dor recorrente ou persistente no ouvido, na cabeça, na mandíbula, no dente ou na face e sensação de pressão ou plenitude na região da articulação são os principais sintomas da DTM. Os dentistas diagnosticam essa disfunção após um exame de cabeça e pescoço, exame da cavidade bucal, avaliação cuidadosa dos músculos e verificação da amplitude de movimento da mandíbula.

Restaurações, tratamentos de canal, coroas, tratamentos com fluoreto e extrações dentárias são possíveis maneiras de aliviar a dor causada pela cárie e cavitações. No caso da DTM, o uso de medicamentos ajudam a controlar a DTM, como analgésicos, relaxantes musculares, injeções locais de anestésicos, corticoides e antidepressivos. Um aparelho bucal ou, em casos extremos, cirurgia também são usados para aliviar os sintomas da DTM, assim como fisioterapia na região.

Localização

Av. Maestro Lisboa, 2172
Lagoa Sapiranga (Coité)
Fortaleza - CE 60832-402
(85) 3476.1915

Nosso Horários

Seg - Sex 08h às 12h | 14h às 18h
Sábado 08h às 12h
Domingo Fechado

Social Media