Procedimentos
Ortodontia Estética
Quem não quer ter o sorriso perfeitamente alinhado?
Hoje em dia com as opções de tratamentos ortodonticos estéticos essa realidade ficou ainda mais comum. O alinhador invisível é uma ótima alternativa para quem deseja fazer tratamento ortodôntico de uma forma mais discreta, rápida e com tecnologia de ponta. Ele valoriza a estética do sorriso, além de trazer mais conforto e praticidade enquanto os dentes são alinhados. Não é à toa que muita gente já prefere usar esse tipo de aparelho, em vez dos tradicionais metálicos. É por isso que o tratamento vem se popularizando cada vez mais.

Alinhador invisível?
O alinhador invisível é um tipo de aparelho ortodôntico móvel confeccionado em material termoplástico totalmente transparente. Ele é parecido com a placa miorrelaxante, usada por pessoas que têm bruxismo. Encaixa-se na arcada dentária sem esconder os dentes, valorizando a estética do sorriso, ao mesmo tempo que vai acertando o posicionamento dos dentes.
Apesar de o alinhador invisível ser um tipo de aparelho ortodôntico, o tratamento feito com ele é diferente daquele realizado com os aparelhos fixos. O primeiro fato é que o alinhador é móvel, ou seja, você pode tirar da boca pra comer e escovar os dentes.
Para fazer o tratamento com ele, é utilizada uma tecnologia mais moderna. O ortodontista pede exames e coleta algumas imagens da boca. Esse material é trabalhado em um programa de computador utilizando tecnologia 3D. Assim, o nosso especialista define como os dentes devem se movimentar para ficar na posição certa.
Com base nesse projeto, é definido o formato do alinhador, mas não é feito apenas um. Esse aparelho precisa estimular as movimentações dentárias, assim como os outros aparelhos fariam, certo? Então, serão confeccionados diversos alinhadores, que vão ter uma pequena diferença de um para o outro.
Os movimentos são estimulados enquanto você usa o alinhador. A cada período, é necessário fazer a troca dos alinhadores, e o próprio paciente faz isso. A cada 15 dias, em geral, o aparelho antigo é deixado de lado e você vai começar a usar aquele que vem na sequência — tudo indicado conforme nossos especialistas. Ele vai entrar um pouco mais justo na arcada dentária, estimulando os dentes a mudarem de posição.
Esse tipo de aparelho não tem bráquetes, borrachinhas, arcos ou bandas; por isso, o tratamento é muito mais prático. Não é preciso passar por consulta todo mês, mas é importante ter disciplina para usar o alinhador invisível. Existe uma quantidade mínima de horas por dia para que o tratamento dê certo.
Além disso tudo, o tratamento é dinâmico porque, se houver qualquer problema com um dos alinhadores, ele pode ser substituído rapidamente. Em poucos dias, o paciente tem de volta seu aparelho.
Quais são as vantagens desse tratamento ortodôntico?
Menos manutenções
Você se lembra de que a gente falou que o alinhador invisível é um aparelho móvel e que o próprio paciente faz a troca em casa? Por isso, o número de manutenções é bem menor em relação aos dispositivos fixos. De um modo geral, a consulta com o ortodontista acontece a cada 3 meses, mais como um acompanhamento do que como intervenção de fato. Muito prático, não é?
Resultados mais rápidos
Quem usa o aparelho fixo metálico faz a manutenção a cada mês, ou seja, o estímulo para os dentes se movimentarem é mensal. No caso do alinhador, a troca do dispositivo é feita com maior frequência, então, os resultados aparecem mais rapidamente.
Previsibilidade do tratamento
Sabia que você pode participar do planejamento do seu próprio tratamento com alinhadores invisíveis? Junto do seu ortodontista, dá para conferir como ficará o seu sorriso, com mais previsibilidade de resultados — graças aos programas de computadores usados. Assim, você e o profissional veem, etapa por etapa, como os dentes vão ficar no fim do tratamento.
Valorização estética
Como o alinhador invisível é feito de material transparente, ele não contrasta com o esmalte dentário. Fica muito discreto na boca, já que não tem bráquetes, arcos, borrachinhas e outras peças. Assim, é um aparelho ideal para quem quer corrigir os dentes sem impactar sua aparência.
Praticidade no dia a dia
Você pode tirar o alinhador transparente da boca toda vez que for comer e na hora de escovar os dentes. Isso faz o dia a dia do tratamento ser mais prático. Não é preciso se preocupar se esse ou aquele alimento pode quebrar o aparelho ou grudar nele, nem fazer malabarismo para passar o fio dental!
Tratamento mais confortável
Por não conter as mesmas peças que os aparelhos fixos, o alinhador invisível é mais confortável. Ele não gera atrito na mucosa bucal, nem oferece o risco de pequenas lesões ou irritações por causa do contato com o metal. Você vai até se esquecer de que está usando!

Quanto custa colocar um alinhador invisível?
É importante sempre ter em mente que o alinhador invisível é uma evolução do aparelho ortodôntico. Ou seja, o tratamento com ele costuma ter um orçamento um pouco mais alto em comparação com os dispositivos fixos metálicos.
Isso independe da marca que foi escolhida. Tanto as nacionais quanto as importadas pedem um investimento maior por causa da tecnologia do aparelho e de todo o planejamento que é feito para dar início ao tratamento. O dia a dia com o alinhador também é mais tranquilo e isso deve ser levado em conta no custo-benefício, ok?
De toda forma, assim como acontece com os dispositivos convencionais, o custo do tratamento varia em função de diferentes fatores, como:
- Complexidade de cada caso;
- Tempo estimado de uso do aparelho;
- Região onde o tratamento será feito;
- Clínica e profissional responsável pelo caso.
Para ter um orçamento exato, é preciso consultar o ortodontista para que ele possa avaliar esses diferentes aspectos que foram citados e planejar o tratamento específico para você. Inclusive, ele apresentará diferentes opções com seus respectivos custos-benefícios.
Nós da equipe da Camila & Evertton Odontologia estamos a postos para ajudar você a escolher o seu alinhador invisível. Agende uma avaliação para descobrir qual é o melhor em seu caso!